Metrô diz que vai processar rádio por comercial sobre ‘xavecar mulherada’
O Metrô de São Paulo anunciou nesta noite de terça-feira (25) que vai processar a Rádio Transamérica FM por ter veiculado um comercial em nome da companhia que diz que a lotação nos vagões é boa para “xavecar a mulherada”. A companhia diz que a peça não tinha autorização para ser veiculada. “O Metrô reitera que repudia tal conteúdo absurdamente defendido pela rádio Transamérica”, informou em nota
Procurada pelo G1, a Rádio não havia se pronunciado sobre o processo até a mais recente atualização desta reportagem. Mais cedo, a Transamérica divulgou nota na qual defendeu o caráter humorístico da peça e disse que ela não tinha intenção de incentivar qualquer tipo de abuso.
O comercial transmitido na semana passada foi criticado por passageiros nas redes sociais por seu conteúdo ofensivo às mulheres. A peça foi veiculada justamente no período em que aumentaram os casos de assédio sexual nos trens. Apenas neste ano, 26 homens foram presos por suspeita de abuso nos trens e Metrô.
O comercial é conduzido pelo testemunho de um locutor, personagem humorístico conhecido como “Gavião”. Ele começa sua participação citando investimentos do estado de São Paulo no transporte sobre trilhos. Depois, aponta que a lotação é comum em outras cidades do mundo e ressalta um lado “positivo”.
“Nos horários de pico, é normal trem e Metrô ficar lotado. É assim também nas grandes metrópoles espalhadas pelo mundo. Pra falar a verdade, até gosto do trem lotado, é bom pra xavecar a mulherada, né, mano? Foi assim que eu conheci a Giscreuza. Muito já foi feito e o governo sabe que ainda tem muito pra fazer. Governo do Estado de São Paulo”, afirma o locutor.
Em seu perfil no Twitter, a Rádio Transamérica informou que retirou a peça do ar na semana passada e o material não está mais sendo veiculado. No dia 20 de março, em resposta a uma ouvinte, a empresa informou que o “departamento responsável” alterou o texto do comercial.
Nesta tarde, em nota enviada ao G1, a empresa disse que “o personagem Gavião é caricato e humorístico, restando claro que o testemunhal amplamente apontado tem o exclusivo intuito de entreter e divertir o público ao passar informações úteis sobre o serviços de transporte público.”
“Lamentavelmente, o testemunhal foi veiculado concomitantemente com a grande incidência das ocorrências de abusos sexuais e atentados ao pudor ocorridos nas linhas de transporte público, fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente”, afirma a rádio em nota.
A companhia afirmou que a peça não tinha a aprovação e foi considerada inapropriada. “Esclarecemos que assim que tomou conhecimento do referido comercial, totalmente inapropriado, o Metrô consultou a agência responsável pela publicidade e foi informado de que seu conteúdo não só estava em desacordo com o briefing passado como também não fora aprovado – nem pela agência tampouco pelo Metrô. Advertida, a Rádio Transamérica FM tirou o comercial do ar e informou que a produção desse infeliz comercial é de sua inteira responsabilidade.”
Nem o Metrô nem a agência Nova SB, a qual a Companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica. O Metrô reitera que repudia tal conteúdo absurdamente defendido pela rádio Transamérica”
À noite, o Metrô reiterou que a peça não tinha autorização para ser veiculada. “Nem o Metrô nem a agência Nova SB, a qual a Companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela rádio Transamérica. O Metrô reitera que repudia tal conteúdo absurdamente defendido pela rádio Transamérica”.
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela empresa durante a tarde:
“Em nota, esclarece a Rádio Transamérica de São Paulo Ltda., que o personagem Gavião é caricato e humorístico, restando claro que o testemunhal amplamente apontado tem o exclusivo intuito de entreter e divertir o público ao passar informações úteis sobre o serviços de transporte público.
Em nenhum momento o texto incentiva atitudes lascivas, pois de forma alguma faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual. O personagem ao empregar o termo “xavecar a mulherada”, se refere única e exclusivamente à paquera, sinônimo da antiga conhecida cantada que de fato pode persuadir ou aproximar pessoas, formando ou não casais, conduta licita que acontece naturalmente na vida cotidiana em qualquer lugar com grande circulação de pessoas.
Lamentavelmente, o testemunhal foi veiculado concomitantemente com a grande incidência das ocorrências de abusos sexuais e atentados ao pudor ocorridos nas linhas de transporte público, fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente.
Contudo, mesmo certa da inexistência de ligação entre o testemunhal feito pelo personagem Gavião e as ocorrências de atentados ao pudor ocorridas nas linhas de transporte púbico, ato no qual o agente sequer troca uma palavra com suas vítimas, mostrando-se também totalmente contrária a esse tipo de conduta que infelizmente acomete grande número de cidadãos diariamente, inibiu a emissora o tema em sua programação.
Rádio Transamérica de São Paulo Ltda.”
Fonte: G1